No meio da planície alentejana ergue-se a imponente Serra D’Ossa. Habitada desde a Idade do Bronze e local de devoção de pastores, foi casa dos primeiros eremitas da Era Cristã que a tornaram mágica, moldaram e lhe deram nome.
É um local envolto em tradições, rituais, mitos e crenças. E reza a lenda de que foi no alto de S. Gens, ponto mais elevado da serra com 653 metros de altitude, que o grande Viriato Lusitano desceu algumas vezes para fazer frente aos exércitos romanos.
O III Trail do Texugo contará com passagens pelo Alto do Castelo, (onde os antigos lusitanos levantaram um castello, que bastava o sitio para o fazer mais inexpugnável e forte que o de Milão), uma subida que promete deixar marca, pela Igreja do Monte Virgem, suspensa sobre um penhasco, rodeada por altas escarpas, pelos seus pomares, fontes e ribeiras, pelo Convento de São Paulo a zona mais fresca, aprazível e vistosa desta serra, assim como por inúmeras ruinas deixadas pelos eremitas. Promete ser uma prova dura e bela, onde poderás disfrutar das suas maravilhosas vistas, apreciar os aromas da sua magnífica flora e quem sabe divertir-te na companhia de alguns exemplares da sua fauna.
Em dias claros e sem nuvens onde a luz do Sol reina, poder-se-á avistar todo o Alentejo, e grande parte da Estremadura Espanhola!
Apesar de uma grande parte da Serra estar povoada de Eucaliptos, a maioria da área que integra o concelho de Redondo escapou a esta monocultura. Na encosta virada a sul, reina o sobro, o azinho, o pinho e o medronho. Mas há também a esteva, oliveiras centenárias e até laranjais, que co-existem numa convivência secular que mantém ainda o retrato do equilíbrio ecológico de outras eras.
É nesta serra que o homem soube tratar e preservar que se irá realizar a maior parte dos percursos do III Trail do Texugo.
O Trail do texugo irá ter início e final na Aldeia da Serra D’Ossa, local pitoresco onde até há poucas décadas se podiam ver as mulheres sentadas à porta de suas casas, conversando sobre a vida dura da lavoura, a lida da casa, ou simplesmente acenado a quem subia e descia a Serra pela estrada. Sofrendo hoje com a desertificação que assola todo o interior, o Trail do Texugo é sem dúvida um evento que além de a dar a conhecer a outros, poderá ainda dar-lhe uma nova alma…